quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Lesões Especificas do Beach Tennis

Eaee Galera
Bom la vai mais um post,esse vamos falar sobre lesões especificas do Beach Tennis!!

Ah antes que eu esqueça....caros leitores,no nosso ultimo post o Caio fez acusações sobre a minha pessoa(Thales) entao não acredite no que o Caio diz(escreve)!! Ele argumentou que anda muito ocupado e bla bla bla  masss eu afirmo que não esta ocupado com TCC da Pós nem ferr@#$%!! Vcs já viram alguém q se diz ocupado não sair do face?? E jogar beach tennis o fds todo? rs brincadeira ele esta realmente ocupado!! Ahan sei,acredito!! Anda tão ocupado qto político em final de ano
Com isso uma forma de provoca-lo e responder a sua acusação injusta,será fazendo esse post rs

Mas vamos então falar sobre o que interessa!!Sobre essas lesões!.Eu (Thales) fiz meu TCC da faculdade ,estou nos últimos 2 meses de Fisioterapia,ate que enfim acabaram esses 5 anos  e o tema foi “Prevalência de lesões musculoesquelética em jogadores de Beach Tennis” e que inclusive foi um estudo provavelmente inédito, pois não achei nenhuma publicação de artigo no mundo falando sobre esse tema.Fazendo com que esse estudo tenha uma importância na modalidade(modéstia parte!!rs) pq acredito(minha opinião hein)consigo mostrar quais são as lesões q mais acometeram os jogadores,o locais anatômicos q mais acometeram e o mecanismo de lesão,ou seja como fizeram essas lesões e com isso,tanto os jogadores como outros profissionais da área da saúde(Fisioterapeuta,Médico e Educador Fisico) possa atuar na prevenção dessas lesões e na recuperação destes atletas......da mesma maneira q hoje sabe-se que no vôlei são comuns entorses,no tênis epicondilite lateral e por ai vai.
Bom esse estudo começou a 1 ano atrás,quando aconteceu o  1º Campeonato Brasileiro de Beach Tennis pela chancela da CBBT que foi realizado em Caragua!! Também conhecida como Caraguatatuba ou pela minha vizinha de 5 anos por Cagagacacuba!!.Nesse campeonato apliquei um questionário,onde os atletas diziam se já tinham tido alguma lesão jogando,qual lesão,o período que ocorreu,o local anatômico que acometeu,o mecanismo de lesão e etc...e assim pude mapear e fazer uma analise de todos os resultados.
Agora vc jogador deve estar curioso pra saber qual foi a lesão mais prevalente neh??
Alguma sugestão?? Han??,como??Cuma?? sim certo,isso mesmo foram as lesões musculares!!!
E imagino q vc leitor que é daqueles que adora conversar com seu querido monitor e falou queeeeeee?? foi Lesão muscular?como assim,e a minha querida epicondilite lateral onde ficou ai...acalme-se eu já adianto q ganhou medalha de prata!!
A medalha de ouro ficou com as Lesões musculares,e essas lesões tambem foram maiores em mulheres!! isso supostamente devido a um aquecimento inadequado!! Eu digo supostamente pq por não haver nenhum estudo anterior, não posso afirmar categoricamente rs....mas é isso ai,a mulherada como(Cristiane Melo,Milena Miguel,Laura Canais,etc) em vez de aquecer fora da quadra enquanto espera a vez, não!! não param de tagarelar , e quando é a sua vez de entrar na quadra,entra e já quer logo começar a partida....advinhem o resultado??vai pegar a primeira bola mais longe e tcharam distensão ou estiramento muscular na panturrilha ou na coxa posterior!! E assim o que terão que fazer?? Siiim ficar no estaleiro para se tratar  ahaha
Estiramento de Isquiotibiais 
Estiramento de Panturrilha
Como disse anteriormente a segunda lesão mais comum foram as tendinopatias( lesão ou doença no tendão).Essas lesões foram bastante relatadas,tendo o cotovelo e o punho como os locais q foram relatados devido ao esforço repetitivo obvio rs e também outra hipótese é devido a uma técnica inadequada.
Quanto ao esforço repetitivo,muitos jogadores passam horas e horas jogando,quase todos os dias,chega uma hora que essa querida lesão aparece e o que acontece também?? repouso total ou seja??direto pro Estaleiro!!

Epicondilite Lateral  
Bom ... como sou quase(bem quase mesmo) um profissional da área da saúde,e assim como todos outros, viso o bem estar físico dos jogadores,portanto aconselho ao atletas que assim que apareçam uma lesão,procurem um profissional da área da saúde para que não agrave essa lesão e façam com que uma lesão q pudesse ser rapidamente tratada se torne crônica e dificulte ou impeça a continuação da pratica do Beach Tennis por muito mais tempo. E cuidem de vosso corpicho,seja fazendo alongamentos diários,exercícios de fortalecimento e por ai vai.

Então é isso,num próximo post falarei mais sobre outras lesões encontradas,mecanismos de lesões etc...
Obs: Caso alguém tenha interesse de ler meu artigo na integra,é só pedir q eu enviarei por email com maior prazer.



Falooow! Bjo!

8 comentários:

Marcus disse...

É verdade parceiro! É importante alertar a mulherada para fazerem um bom aquecimento e alongamento pré e pós aula. Ao invés de ficar tagarelando do lado de fora da quadra!! Muito bom Post
abraços

Anônimo disse...

Bom dia Thales e Caio, parabéns pela matéria Thales, realmente é muito importante a sua colocação sobre a prevenção e responsabilidade com o corpo. Espero que todos os Jogadores passem a se respeitar mais, abraço.

Felipe Toledo

William Fernandes disse...

caraca!!!! Hoje (20/10) meu parceiro Fábio Blanco acabou de ter uma fisgada na panturrilha, exatamente por não querer aquecer, e a primeira bola no fundo de quadra que tentou buscar, pimba!!!!, deu aquelea fisgada.
Espero que ele recupere, pois temos torneio em Caraguá neste fds.

Laura Scarellis Canais disse...

Amados e Queridos Blogueiros!!! em primeiro lugar amei a postagem!!!! segundo não converso sou uma "Aluna e Atleta muito aplicada" minha boca e um Tumbalo, e verdade quanto ao não aquecimento ao entrar em quadra pensarei a respeito......hahahah.Quanto a Cris essa precisa de um tampão na boca!!!!bjos a todos

Anônimo disse...

Estou cursando Ed.Fisica e meu tema é sobre lesões no beach tennis, minha dupla no TCC é o jogador Vinicius Font, gostaria de saber quais as referencias que vc conseguiu achar, ja q eu estou com dificuldades em achar as referencias

abs

Ricardo Carmo

Vitacir Lautério Junior disse...

Boa tarde, eu queria saber se, tem algum artigo de Beach tennis no contexto escolar, pq é meu tema de tcc... ta dificil achar algo parecido!! se sim, favor enviar algo no vita.junior@hotmail.com!! obrigadoo

Unknown disse...

Boa tarde !! tudo bem Thales ?? Sou Fisioterapeuta e jogador de Beach Tennis, você poderia me passar o seu celular para a gente conversar sobre isso !!
meu email: deco242@gmail.com, me manda seu contato.
valeu !! Abraço.

Eugênio disse...

Oi Thales!
Gostaria de ler seu artigo!
Parabéns!
Abraço!
Eugênio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...