sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A Regra do BT é CLARA?! - Capítulo 2

Pooois bem amiguinhos, olha só! Já estamos de volta!!

Sim, poucos dias depois do último post e já tem post novo por aqui!
Vocês devem estar se perguntando:

"O que está acontecendo?? Será que vão voltar aos bons tempos quando sempre tinha novidade nesse blog tão querido?"

"Hunf. Já não era sem tempo né ¬¬"?

"Será que esses vagabundos resolveram voltar a escrever?"

Pois sim! Paramos de vagabundagem... Estamos nos reorganizando, ampliando as instalações da redação do blog, adquirindo os mais modernos equipamentos! (O Thales foi para NY e comprou uma câmera Tec Pix fantástica ¬¬ ) e até ampliando a equipe (Já contratamos eté uma tia para fazer chá e cafezinho) e logo logo a coisa entra no eixo!

MAAAS, vamos ao trabalho que É o que interessa! (trabalho = beach tennis lógico)

Há muito tempo (quando ainda éramos um blog competente e amado por todos) fizemos um post que a galera curtiu bastante que foi o: A Regra do BT é Clara?! (quem não viu ou não se lembra clica e da uma conferida!) e que tal continuarmos com ele?


Já falamos sobre:
-A posição das linhas;
-Acertar uma bola no poste ou cabo da rede;
-Foot Fault (hmm esse merece ser falado de novo)
-Lançamento da bola no saque
-Arremesso de raquete

E hoje os assuntos serão:

1- FOOT FAULT

A divisão de Beach Tennis da ITF (International Tennis Federation) divulgou há algum tempo um vídeo explicando sobre o Foot Fault (o que foi uma boa idéia ficou bem exemplificado e de fácil assimilação!)

é sempre bom rever para que não fique nenhuma dúvida:


Ah sim, caso o seu Italiano esteja meio enferrujado e o seu Inglês também não esteja muito em dia o Instituto Cultural Blog Beach Tennis em uma parceria com a Marcus Vinícius Language School Lança aqui em baixo a tradução informal do vídeo e com comentários. (a gente até ia colocar no vídeo, mas até fazer tudo, sincronizar a legenda e tudo mais... o post só ia sair em 2013, isso se o mundo não acabasse...)

Narrador:
Eae povo do Beach Tennis! Estamos aqui de volta com o Supervisor Internacional da ITF Massimo Morelli que hoje vai trocar uma idéia com a gente sobre o Foot Fault!

Massimo Morelli:
Bom, vamos falar sobre o Foot Fault. Como vocês estão vendo na minha frente está a linha de base.
Em seguida quando vamos sacar o primeiro passo é que é PROIBIDO colocar o pezinho tanto em cima como EM BAIXO DA LINHA.
Pois OBVIAMENTE isso é uma falta! De qualquer forma você esta tocando o campo! Essa posição faz com que o sacador perca o ponto ao atingir a bola!

Blog Beach Tennis: 
Malandrinhos né? Colocam o pé em baixo e acham que tá bom? Acham que ninguém percebe? ¬¬ Não querem mais nada não??

Massimo Morelli:
Agora vamos ver o que nós podemos fazer quando sacamos: Se começo em uma posição regular, ATRÁS DA LINHA, e durante o movimento do saque eu toco a linha com o pé da frente isso não é uma falta, pois é uma consequência do movimento.

Blog Beach Tennis: 
AAAAH bom... conte mais...

Massimo Morelli:
Voltando ao conceito de falta, se eu faço a mesma coisa, MAAAS acabo arrastando a linha e invadindo a quadra com o pé que está posicionado atrás É UMA FALTA!

Narrador:
No caso do jogador pular para realizar o saque, mas já começar com o pé em baixo da linha o que acontece?

Blog Beach Tennis: 
¬¬

Massimo Morelli: 
É FALTA MANO! Se eu começo atrás da linha, faço esse movimento e pulo, eu não encosto na linha, logo ta tranquilo, mas se eu começo com o pé em baixo da linha antes de pular, eu já estou em uma posição ilegal pois já estou começando tocando a linha e é o que já dissemos antes: É FALTA.

Narrador:
Valeu Massimo! A gente se vê por ai bro...


Tá bem didático né galera? Acho que assim não ficam muitas dúvidas.
Bom próximo assunto:

2- BLOQUEIO
De um tempo para cá surgiu uma nova regra sobre o bloqueio de saque.
O Instituto de Pesquisas Blog Beach Tennis procurou em diversos textos, vários pergaminhos egípcios, diversos alfarrábios mesopotâmicos... mas não encontramos nada escrito sobre isso... (caso algum de vocês ache manda pra gente ai!) MAAAS garimpando na internê achamos... MAIS UM VÍDEO do Massimo falando justamente sobre isso!

Vejam ai:



Narrador:
Eae galera! Estamos aqui com o nosso brother Supervisor Internacional da ITF, Massimo Morelli que explicará para nós a REGRA DO BLOQUEIO!

Massimo Morelli:
Eae manos! Bom, as regras do Beach Tennis vem das experiências do Tênis... Antes de falar sobre a regra do bloqueio, precisamos entender sobre o conceito de invasão.

A rede limita o meio da quadra, mas não somente a estrutura física da rede, mas também a sua extensão imaginária para cima e para baixo. O que significa que tudo que eu faço no lado da quadra do adversário e geralmente faço uma falta.

Se eu toco a rede, enquanto a bola esta em jogo, antes dela atingir o chão no campo do adversário, ou seja antes de acabar o ponto, é uma falta e eu perco o ponto!
Mas é claro se eu dou um baita smash e cravo a bola na quadra do adversário e depois encosto na rede... o ponto já havia terminado, então tá tudo de boa e eu ganho o ponto!

Uma coisa que é importante eu não fazer é bater a bola enquanto ela ainda está do outro lado da quadra. Se eu fizer isto eu perco o ponto. O que significa que, se eu atinjo a bola ainda do meu lado da quadra E durante o movimento a minha raquete passa para o outro lado, sem tocar na rede ou sem cair na quadra adversária, o ponto é valido!

Com a parte de baixo da rede, o que vale é: Se o meu pé ou perna atravessar o limite da rede depois que o ponto já terminou, não tem problema nenhum, caso contrario eu perco o ponto.

Blog Beach Tennis:
AAAAH ta entendi... e o bloqueio do saque??

Massimo Morelli:
Agora nós vamos ver a bendita da regra do bloqueio. Atualmente não existe uma regra internacional que proíba o boqueio, pois o sacador pode simplesmente dar um lob.
Quanto a posição dos recebedores dentro da quadra a regra diz que: os recebedores não podem tomar uma posição que interfira o seu parceiro.


Blog Beach Tennis:
hmm explique um pouco mais sim...

Massimo Morelli:
Ok... se eu estou aqui (do lado direito da quadra) e meu parceiro lá quietinho do lado esquerdo e eu vou para frente, eu não estou tomando nenhuma posição que interfira com ele.
MAAAS se eu vou em direção ao lado dele e fico ali colado, antes do sacador atingir a bola, o jogo é regular.
Qualquer um pode se posicionar na quadra da maneira que quiser.
Então quando tem um arbitro é muito dificil para ele, e seria muito bom definir o momento que eu me movi e se eu interferi com meu parceiro


Blog Beach Tennis:
ok! não entendi muito a parte do finalzinho mas blz...

Narrador:
Valeu! Espero que esse vídeo ajude os jogadores e árbritros!

Bom pelo que diz no vídeo então pode-se ir pra frente à vontade, o que não se pode é durante o saque invadir bruscamente o espaço do parceiro de modo que ele não pegue a bola e fique so olhando...

hmm estamos indo bem e que tal mais uma regra?

3- POSICIONAMENTO EM QUADRA NO SAQUE

Seguindo o gancho do posicionamento em quadra.
A regra diz que:
"When serving, the server may stand anywhere behind the court."
Ou seja, o sacador pode ficar em qualquer lugar atras da linha de fundo da quadra (na ponta, no meio, um pouquinho mais pro lado...)

E outra situação interessante:

Case 2. Can the partner of the player serving stand in a position which hinders the
view of the members of the doubles team returning the serve?
Decision: Yes. The partner of the player serving may take any position inside or
outside the lines on the serving side of the net.

Traduzindo: o parceiro do sacador pode ficar onde quiser, mesmo que isso encubra a visão dos recebedores!

Outra regra que pode ser muito úteis nos atuais torneios:

4- O LET

"Case 1: If the ball is broken during the playing of a point should a let be called?
 Decision: Yes."

Ou seja se a bolinha "murchar, furar" durante o ponto pode ser chamado um let. (se preparem...)


"Case 2: If, during the playing of a point, one of the lines on the playing area is
broken or becomes unattached should a let be called?
 Decision: Yes. "

Se as linhas da quadra se quebrarem ou soltarem também é let!


Case 3: If either member of the receiving doubles team is not ready when the ball is
served should a let be called?
Decision: Yes

Se um dos recebedores ou ambos, não estiverem prontos quando for realizado o saque, também pode ser chamado let. (Mas lembrando que ai também conta que o recebedor não pode ficar enrolando sem nenhum motivo, se acontecer isso chame o arbrito!).

Vamos lá mais regras!

5- BOLAS (Ora bolas!)

There are a number of different types of ITF approved tennis balls and those used for Beach Tennis are Stage 2 "Orange" balls.

Existe um grande número de tipos de bolas aprovadas pela ITF e as usadas para o Beach Tennis são as do "Estágio 2", sim as laranjas.

Caso queiram ver a lista das aprovadas para utilização em Torneios ITF cliquem aqui e procurem na lista as "stage 2".

6- RAQUETES

A raquete não pode exceder 50cm de altura por 26cm de largura e 38mm de espessura.
A parte central da raquete pode ter um número não especificado de furos, desde que ele possuam de 9 a 13mm (eles podem ser diferentes, mas não podem alterar a tragetória da bola no impacto com a raquete).
A parte plana da raquete não pode exceder 30 cm de altura.


Opa! Agora sim, bastante informação pra todos!

Ah todas as regras que falamos aqui estão presentes em materiais desenvolvidos pela ITF (como os vídeos ou arquivos) e estão disponíveis no site.

Abraços a todos, bons jogos e não briguem muito! rs


Um comentário:

Ana Maria Cabral Roque disse...

Legal, estou satisfeita com a informação...obrigada galera do blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...