Hoje vamos fazer um post falando um pouco sobre a situação atual do nosso beach tennis.
Bom, todo mundo já deve ter visto o resultado do Campeonato Mundial de Beach Tennis por Equipes o World Team Championship 2013 (o que seria a Copa Davis do Beach Tennis).
![]() |
Equipe Brasileira Campeã do Beach Tennis World Team Championship |
Todos já imaginavam que o Brasil era um grande favorito para chegar a final, mas também era muito claro para todos que os italianos eram tidos como imbatíveis, donos do beach tennis, praticamente "hors concours" e... realmente eles são!
Merecem todo o respeito e seria uma ignorância dizer que deixaram de ser os "Top's", "os monstros", "os ITALIANOS", mas uma grande verdade a ser dita é:
O BRASIL CHEGOU!
E por que não vale mais dizer o Brasil está chegando... ou algo assim?
Vamos dar uma analisada no cenário todo:
Poucas semans atrás, no ITF G1 de Samara na Rússia aconteceu uma final masculina sem italianos e olhem só 3 jogadores Brasileiros estavam na disputa (Thales Santos, Marcus Ferreira e Vinícius Font). No feminino a Itália levantou o troféu, mas em segundo lugar o Brasil marcou presença (Flavia Muniz).
![]() |
Thales Santos, Marcus Ferreira e Vini Font e Regis (Francês) finalistas do G1. |
E também não podem ser deixados de lado tantos outros resultados recentes como a semifinal no G2 realizado na Itália (Narck Rodriguez e Diogo Carneiro), tampouco os resultados anteriores de outros atletas e também os já obtidos no circuito da IFBT.
Óbvio que comparado com a Itália ainda temos MUITO para caminhar, mas a verdade é que hoje o Brasil JÁ É uma potência do esporte.
Falando dos atletas, o Brasil já possui um grande número de praticantes e isso ainda continua a crescer cada vez mais com a criação de novos points, por todo o país.
Cada vez mais surgem torneios realizados em território nacional e não estão mais se limitando a torneios pequenos, a grande maioria já é chancelada internacionalmente ou fazem parte de circuitos regionais, contam com boas premiações em dinheiro e grande estrutura para os atletas.
E quando os organizadores e jogadores entendem que o beach tennis também pode (e deve) ser visto como um negócio também começam a surgir patrocinadores que acreditam no esporte como forma de investimento, ou seja, além de ajudarem por boa vontade, esperam um retorno para a sua marca.
Voltando a falar dos jogadores todos esses aspectos antes descritos refletem no desempenho dos atletas.
Dentre os top 50 do ranking mundial a presença dos brasileiros já é muito forte.
Masculino
9° Vinícius Font
14° Guilherme Prata
15° Thales Santos
15° Marcus Ferreira
38° Luis Pedreira
47° Diogo Carneiro
Feminino
4° Samantha Barijan
4° Joana Cortez
9° Flávia Muniz
28° Paula Cortez
32° Lorena Melo
fonte ITF Beach Tennis 22/07/13
Além de tantos outros que se encontram no ranking
Bom, ficamos por aqui. Parabéns a todos os atletas e organizadores que cada vez mais estão conseguindo alavancar o crescimento do Beach Tennis e com certeza ainda tem muito mais por vir!
Faloow.
Nenhum comentário:
Postar um comentário